Audiência Pública da Saúde de Cotia

A Secretaria da Saúde realizou nesta segunda-feira (28/09), uma audiência pública para prestar contas do 2º quadrimestre de 2014, correspondente aos meses de maio, junho, julho e agosto.

O secretário Benedito Simões conduziu a abertura da audiência acompanhado da Subsecretária Débora Spinola. Na sequência, os coordenadores e técnicos apresentaram a prestação de contas, de acordo com cada setor da saúde.

O destaque do evento foi o investimento realizado na capacitação dos profissionais que atuam nas UBS, PSF e PAs da cidade.

Para ampliar e aprimorar o trabalho realizado nas unidades de saúde, a Secretaria promoveu cursos para diversos segmentos dos setores que realizam atendimento a população. Dentre outros, destaque para:

  • Capacitação ministrada pelo setor de informação e coordenação da saúde bucal para cirurgiões dentistas, técnicas em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal;
  • Treinamento admissional da equipe de enfermagem;
  • Treinamento da equipe de enfermagem sobre equipamentos de emergência;
  • Capacitação sobre acolhimento e classificação de risco;
  • Capacitação em educação permanente no NEPSH;
  • Capacitação dos profissionais do SAMU em 2014;
  • Curso promoção da saúde na atenção básica

Em andamento estão os cursos: Atualização em Saúde do Idoso, Informática e Escola de Redução de Danos.

Investimento em aquisição de materiais

A área de vacinação foi contemplada com aquisição de câmeras de vacina para melhorar o acondicionamento de vacinas e computadores para implantação de sistema de informatização do setor.

Saúde Bucal

Na área de saúde bucal, a Secretaria promoveu mais de 60 mil atendimentos odontológicos durante os meses de maio a agosto. Visando a prevenção de cáries e demais problemas com a saúde bucal, foram supervisionados mais de 35 mil alunos em escovação supervisionada na rede municipal. Além disso, foi realizada a Campanha de Prevenção de Câncer Bucal.

Atenção Especializada

Na atenção especializada o maior número de atendimento está relacionado às consultas com o otorrino e endocrino.  Durante o 2º quadrimestre estas duas especialidades foram responsáveis por aproximadamente 5 mil acolhimentos.

UPA ATALAIA – Rita de Cássia Sório

Desde sua inauguração em 28 de junho até o mês de agosto, a UPA –realizou 34.122 atendimentos. Foram distribuídos 278.215 medicamentos.

A audiência foi aberta a população para que todos tenham a oportunidade de acompanhar de que maneira a prefeitura aplica os recursos destinados à área da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *