A Secretaria da Saúde realizou nesta segunda-feira (28/09), uma audiência pública para prestar contas do 2º quadrimestre de 2014, correspondente aos meses de maio, junho, julho e agosto.
O secretário Benedito Simões conduziu a abertura da audiência acompanhado da Subsecretária Débora Spinola. Na sequência, os coordenadores e técnicos apresentaram a prestação de contas, de acordo com cada setor da saúde.
O destaque do evento foi o investimento realizado na capacitação dos profissionais que atuam nas UBS, PSF e PAs da cidade.
Para ampliar e aprimorar o trabalho realizado nas unidades de saúde, a Secretaria promoveu cursos para diversos segmentos dos setores que realizam atendimento a população. Dentre outros, destaque para:
Em andamento estão os cursos: Atualização em Saúde do Idoso, Informática e Escola de Redução de Danos.
Investimento em aquisição de materiais
A área de vacinação foi contemplada com aquisição de câmeras de vacina para melhorar o acondicionamento de vacinas e computadores para implantação de sistema de informatização do setor.
Saúde Bucal
Na área de saúde bucal, a Secretaria promoveu mais de 60 mil atendimentos odontológicos durante os meses de maio a agosto. Visando a prevenção de cáries e demais problemas com a saúde bucal, foram supervisionados mais de 35 mil alunos em escovação supervisionada na rede municipal. Além disso, foi realizada a Campanha de Prevenção de Câncer Bucal.
Atenção Especializada
Na atenção especializada o maior número de atendimento está relacionado às consultas com o otorrino e endocrino. Durante o 2º quadrimestre estas duas especialidades foram responsáveis por aproximadamente 5 mil acolhimentos.
UPA ATALAIA – Rita de Cássia Sório
Desde sua inauguração em 28 de junho até o mês de agosto, a UPA –realizou 34.122 atendimentos. Foram distribuídos 278.215 medicamentos.
A audiência foi aberta a população para que todos tenham a oportunidade de acompanhar de que maneira a prefeitura aplica os recursos destinados à área da saúde.
Quando foi o primeiro voto feminino no Brasil?⠀ Com a mulher eleitora, vieram outras conquistas de espaço na sociedade. Veio a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no Brasil, e a luta pela emancipação feminina foi ganhando impulso em todo o país, levando o voto feminino a ser regulamentado em 24 de fevereiro de 1934 no governo Vargas.⠀